ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
Segunda-feira, 24 de Julho de 2006
EDITORIAIS BOCAGEANOS - EM LOUVOR DE BOCAGE !
América Miranda
Sabe-se como ponto indiscutível que Bocage é, acima de tudo, um “poeta amoroso” mesmo um dos poetas de mais ardente ou passionalsentido amoroso de toda a nossa Literatura.
É evidente que um dos pontos fundamentais da sua obra é precisamente acelebração desse amor, ou as contradições (especialmente a do”ciúme”) provenientes desse sentimento. Na vida deste “devoto incensador de mil deidades ( digo moças mil! )” há, contudo, muitas modalidades desse mesmo “Amor-Paixão”. Na maior parte dos sonetos temso, assim o julgamos, amores mais ao menos ligeiros, amores mais ao menos passageiros. Há contudo, um valiosíssimo número de sonetos, os seus magníficos sonetos, que são testemunhos bem eloquentes de amores firmes, com a firmeza que se podia esperar das tremendas vicissitudes a que esteve sujeita a vida deste “poeta boémio”. As suas amadas de sinceridade aparecem através de toda a sua obra com nomes e anagramas variados, pelos quais o Vate pretendia ocultar a identidade das mesmas. Muitas denominações encerram referências mitológicas. Tudo isto deu origem aos mais belos versos da Língua Portuguesa.