EXÍLIOS DA ALMA
SOPHIA
"Calculo o que sejam as tricas literárias aí. Para essas coisas é preciso filosofia, détachement e desprezo. (...) Aqui, nós temos agora bem pior, num campo onde as tricas são mais perigosas e muitos pacíficos cidadãos nos olham com ódio nas grossas mãos fascistas ( os fascistas têm mãos horrorosas)."
1961
"Valerá a pena você gastar tanta inteligência para explicar aos parvos que são parvos?"
1962
SENA
"Neste momento - pegue lá esta bomba - chegou ao Brasil, com autorização do governo brasileiro, o A. Cunhal, ou seja, o famigerado secretário-geral... Sabe ao que ele vem ? Procurar uma reunião 'deles' (...) da qual seja excluido este seu amigo, o Casais e o Paulo de Castro, isto é, o triunvirato da esquerda não comunista.
Já ninguém está pensando na queda do Salazar, mas na sucessão dele."
1962
SOPHIA
"A minha família - pelas sabidas razões políticas - quase não me fala. Os meus amigos de juventude quase me detestam."
1962
"Nós estamos bem. A minha filha mais velha fez ante-ontem quinze anos! A P.I.D.E. esteve em nossa casa revistando e levou todas as suas cartas. Recebeu o LIVRO SEXTO ?
Começou hoje o Concílio Ecuménico. Deus nos ajude."
1962
SENA
"Para falar francamente, Sophia, eu não acredito que esses sujeitos a admirem sinceramente, e a tenham premiado ( uns dois deles, pelo menos ) com honesta consciência. ( ... ) Mas que, neste caso, tenha havido coincidência num nome que é dos maiores da poesia portuguesa contemporânea. eis o que pode considerar-se uma justiça que eles praticaram por coincidência."
1964
SOPHIA
"Depois do prémio recebi 35 cartas anónimas e outros tantos telefonemas a altas horas da noite!"
1964
Os meus links