ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
Terça-feira, 18 de Abril de 2006
FRASIOLOGIA BOCAGEANA
* “... o genial e imortal poeta Bocage... insigne personagem da Literatura Nacional, digna de ombrear com os maiores vultos da Poesia Portuguesa”.
Joaquim dos Santos Felix António
* “... sem ofensa para a memória do insigne repentista a posteridade, dura de ouvido como é, não abre as suas portas senão aos que em vida fizeram ruído.
O Manuel Maria vive no culto do nosso povo
Mais pelas tradições do Botequim das Parras, avolumadas pela lenda, do que pelos versos bons que improvisou e que poucos conhecem”.
Cândido Guerreiro
* “Bocage não é deste ou daquele, é de toda a gente”.
Romeu Correia
* “A 17 do presente mês de Fevereiro foi mandado para este Mosteiro pelo Tribunal do Santo Ofício, o célebre poeta Manoel Maria du Bocage, bem conhecido nesta Corte pelas suas poesias, não menos pela sua instrução”.
In Diatário do Mosteiro S. Bento da Saúde
* “... aproveitando os seus distintos talentos”.
Pina Manique
* “Bocage nunca errou um verso nem falhou um conceito. O oiro fino legado por Camões não podia ter encontrado mais inspirado cinzelador. Bocage é a harmonia e perfeição”.
Gomes Monteiro
* “Bocage dedicava-se à leitura dos Clássicos, conhecia as melhores Obras poéticas do tempo, admirava os escritores franceses, que preferia a todos os outros”.
José Ferreira Martins
* “O seu genial espírito de sonetista sem émulo”.
Henrique de Jesus
* “... um dos nossos maiores Mestres do Soneto, em cuja perfeição nem Camões nem Antero o vencem”.
José Régio
* “Ao Príncipe dos Poetas, todas as homenagens, todas as Homenagens são merecidas. Bocage é um dos maiores Poetas da Língua Portuguesa”.
Ruy de Carvalho
* “... Manuel Maria de Barbosa du Bocage, Príncipe dos Poetas e Vate Imortal”.
América Miranda
* “... um mancebo pálido, excêntrico e fraco de compleição, mas a mais original das criaturas poéticas que Deus formou”.
Lord William Beckford
* “A narração minuciosa da vida de Manuel Maria Barbosa du Bocage teria de ser um longo martirológico e uma brilhante glorificação”.
Filinto d’ Almeida
* “Congreguem-se todos os bons Amigos da Poesia no piedoso Trabalho da reabilitação de tão alto Cantor e adorável Artista!”.
Olavo Bilac
* “Bocage foi, sobretudo, um prodigioso artista da palavra, que se enamorou do Rio cantando-o em versos primorosos”.
Paulo Taca ( Bocage no Brasil )
* “Bocage venceu o tempo; a posteridade é sua”.
Galvão Teles
* “Estanca as mágoas, o teu pranto, e luto. Elmano triunfou...”
Ovídio de Carvalho e Silva
* “Um Génio, enfim, inspirado, generoso, sublime, cuja inquieta fantasia não se cansou de vaguear, indecisa, entre a Terra e o Céu”.
Santos Ferro