ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
Sábado, 8 de Abril de 2006
LÍDIMA LUTADORA DA CAUSA BOCAGEANA

BOCAGE
Por
América Miranda
Manuel Maria L’Hedois de Barbosa du Bocage, o maior poeta lírico do Século XVIII, nasceu em Setúbal a 15 de Setembro de 1765 e faleceu em Lisboa, com 40 anos de idade, no dia 21 de Dezembro de 1805. De ascendência francesa por parte da mãe, frequentou a Academia Real da Marinha, tendo vivido no exercício das suas funções de oficial da Armada, no Brasil, Índia e na China.
Regressado a Portugal e tendo constatado que a sua amada Gertrúria o tinha trocado pelo seu irmão mais velho, entrega-se a profundo desgosto.
Mais tarde ingressa na Nova Arcádia, com o pseudónimo de Elmano Sadino – Elmano anagrama de Manoel e Sadino por ter nascido na terra do lindo rio azul – o Sado. Foi afastado da Nova Arcadia, pois visava os seus pares com violência satírica. Acusado injustamente de perfilhar ideias heréticas e perigosas, foi encerrado no Limoeiro e mais tarde foi entregue aos Congregados do Oratório. No convento decorre-lhe um período de abundantíssima criação literária. O seu espírito boémio e irreverente lança-o quase na miséria. É triste constatar que este grande mestre do Soneto e poeta satírico, dificilmente igualável, que não gostaria de ser esquecido, tenha no decorrer dos séculos, sido apontado como o poeta das anedotas que lhe atribuíram e nem sequer são verdadeiras.
Por isso, hoje, neste “Arauto de Bocage” o recordo uma vez mais e pretendo elevar o seu nome. Dele José Régio disse: “Um precursor da nossa moderna poesia de ideias, bem assim como pintor, particular e poderoso de ideias, de certos grandes instintos e sentimentos primários. O impulso erótico, o sentimento do ciúme, a obsessão da morte”.
No Soneto maior do que Camões e Antero segundo a opinião de diversos e grandes poetas, entre eles Almeida Garrett.
América Miranda