PERSPECTIVA BOCAGEANA
I - Museu Bocage
Exposição permanente sobre a Vida, a Obra e a Época do Poeta, complementada com uma reconstituição cenográfica inspirada no mais célebre quadro que o representa, de Francisco Augusto Flamengo, e com obras de artistas contemporâneos inspirados na figura de Bocage.
Nomeadamente, a interpretação de Pomar do soneto do Auto-retrato ou ilustrações de Lima de Freitas sobre poemas do autor, poemas visuais nele inspirados e a vasta iconografia bocagiana. Apesar de permanente, a exposição admitirá a rotatividade de certas peças.
A exposição centrar-se-á em três temas fundamentais: as viagens, a Setúbal do tempo de Bocage e os vários aspectos da sua obra de escritor.
II - Biblioteca Bocagiana
Formação de uma Biblioteca Bocagiana que inclua todas as edições da obra do escritor, partituras, peças de teatro e toda a bibliografia passiva que foi sendo redigida sobre o Poeta nos últimos 200 anos;
Propomo-nos ainda reunir espécimes bibliográficos que nos facultem uma reconstituição de carácter abrangente do século XVIII, com particular incidência no nosso país e em França, cuja cultura foi determinante no Reino.
III - Centro de Documentação
Pretende-se inventariar tudo aquilo que foi escrito por Bocage e ainda os ensaios, poemas, artigos na imprensa periódica sobre a sua obra.
Aferir toda a investigação em curso a nível mundial.
Facultar aos investigadores nacionais e estrangeiros meios para perspectivarem com maior profundidade a obra e a personalidade de Bocage.
O referido Centro de Documentação Bocagiano ficará dotado do acervo documental digitalizado sobre Bocage, constituindo assim um núcleo imprescindível para o acesso a todas as fontes sobre a obra, a vida e a época de Bocage e ficará ligado em rede aos Departamentos de Literatura Portuguesa das Faculdades, Institutos e outros estabelecimentos de ensino nacionais e estrangeiros que directa ou indirectamente estudem a sua época.
O núcleo Bocagiano existente na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal será transferido para este Centro de Documentação.
Há ainda o objectivo de estabelecer protocolos no domínio da informação com Universidades estrangeiras, designadamente a de Montepelier a Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade Paris VIII e a Voltaire Foundation, sediada em Inglaterra.
IV - Para que sejam viáveis estes sonhos/projectos das gentes de Setúbal têm a palavra os Poderes constituidos ! Ganhará a Cidade, ganhará o País e será honrado como merece o grande VATE SETUBALENSE !
Os meus links