ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
EDITORIAIS BOCAGEANOS - 04 ... EM LOUVOR DE BOCAGE !

EDITORIAIS BOCAGEANOS - 04
Por América Miranda ( * )
Durante muitos anos, o poeta Bocage era conhecido pela ignorância do povo como figura grotesca, a quem se atribuíam situações ridículas e de quem se contavam asquerosas anedotas, puras invenções de péssimo mau gosto que deformavam por completo a personalidade ímpar do grande Manuel Maria de Barbosa du Bocage, sem dúvida, a par com Camões, o maior poeta português surgido até ao seu tempo. Todas essas calúnias, constituíam uma deplorável demonstração do baixíssimo nível em que se encontrava e, em grande parte ainda se encontra, a mentalidade portuguesa.
Todavia, o grande Vate, cingindo-se apenas à verdade, reabilitou a sua memória, limpando-a de repugnantes impurezas, com que tinha sido conspurcada por gerações sucessivas, restituindo-lhe o brilho fulgurante do Génio. Friso aqui com toda a minha admiração e com toda a minha alma que Bocage foi grande e que conseguiu em tão curto espaço de tempo, uma obra tão vasta e portentosa, digna de ser lida e conhecida em todo o mundo.
América Miranda
( * ) - O Arauto de Bocage - Ano VII - Nºs. 79 / 80