ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !

Manuel Maria Barbosa du Bocage
Por José Régio
Nascido mais tarde, quando o Romantismo triunfante encorajava os poetas à libérrima expansão da individualidade, talvez esse temperamento de lava nos tivesse deixado a grande obra romântica que nenhum dos nossos ditos românticos nos deixou.
Assim, ficou ao menos, como um dos nossos maiores mestres do Soneto, em cuja perfeição formal nem Camões nem Antero o vencem. E ficou ainda como um percursor da nossa moderna poesia de ideias, bem assim como pintor particular e poderoso de certos grandes instintos ou sentimentos primários: o impulso erótico, o sentimento do ciúme, a obsessão da morte. O ambiente, ora de uma gentileza convencional, ora, principalmente, dum macabro espectaculoso, em que se debatem esses sentimentos não chega a desmentir a sua sinceridade.
José Régio