ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
Terça-feira, 31 de Maio de 2005
EDITORIAL BOCAGEANO - « EM LOUVOR DE BOCAGE ! »
Por
América Miranda
A minha enorme admiração por Bocage já vem dos meus tempos de adolescente influenciada por minha mãe e meu avô que o idolatravam. Ainda hoje não posso sequer ouvir chamar-lhe feio, tal como é descrito por alguns estudiosos. Não, eu imagino-o um moço de singular porte, com seus lábios finos nunca descerrados em riso, mesmo no meio de algumas das suas estúrdias, com seus grandes olhos inundados de azul e ainda o imagino com uma consciência de uma possessão transcendente que nas horas de improvisação o arrebatava para muito longe de si próprio.
Imagino-o a recitar como ele o sabia fazer, parecendo habitado pelo demónio da poesia, de pé, os olhos em brasa, os gestos em delírio e dos lábios o facílimo fluir da melodia maravilhosa, mostrando imagens brilhantes, irradiantes de calor comunicativo, havendo um crescente empolgamento em todos que o ouviam.
E eu continuo empolgada com este génio ímpar da poesia, dedicando-me à divulgação e ao estudo da sua obra, até que a vida, a coragem e a saúde me permitirem.
América Miranda
In O ARAUTO, Ano VII, nº 89/90, Junho de 2005