ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
Sexta-feira, 9 de Setembro de 2005
POESIA E FORMA - DR. REIS BRASIL e FRASSINO MACHADO
I PARTE - MEDIDA VELHA E MEDIDA NOVA
Por
Dr. Reis Brasil
Embora continue a poetar-se, entre nós, na chamada "medida velha", a partir de certa altura toma maior vulto a "medida nova".
Na "medida velha" incorpora-se a redondilha tradicional composta de cinco e de sete sílabas ( redondilha menor e redondilha maior ), que, por vezes, se juntam com o verso de onze sílabas. Nesta medida é usual a tendência para "cantigas sujeitas a mote", seguidas de glosa, ou para diversos argumentos de versos de cinco e de sete sílabas. Recordemos o teatro vicentino, as Quintilhas de Sá de Miranda, as Redondilhas de Camões, as cantigas sujeitas a mote de Diogo Bernardes. Isto no século XVI. Mais tarde seguirão esta medida Rodrigues Lobo em parte, assim como, também em parte, Nicolau Tolentino e Bocage.
A "medida nova", na sua forma genuína, adopta, sobretudo, os conhecidos "versos decassilábicos", ou seja, de dez sílabas. Embora estes já existissem em Portugal, desde as nossas Cantigas de Amor, agora retoma nova vida em seguimento da actuação dada pelos renascentistas italianos: acentuação nas sílabas 6ª e 10ª, ou nas sílabas 4ª, 8ª e 10ª. A forma mais divulgada é o Soneto , composto por duas quadras e dois tercetos de versos decassílabos. O esquema ideal para Castilho é este: ABBA, ABBA, CDC, DCD. Pode ainda seguir-se este esquema: ABAB, ABAB, CDC, DCD; a rima dos tercetos é muito variável. Mais tarde surgirá o Soneto alexandrino, com a mesma estrutura e acentuação, com a diferença de se tratar de "versos duodessilábicos", isto é, de doze sílabas. Consta que o Soneto é originário da Sicília e terá sido trazido da Itália, no século XVI, por Sá de Miranda que, posteriormente o divulgou e ao qual Camões, logo a seguir, deu suma expressão. Temos ainda a "Canção", que se divide, geralmente, em três partes: 1) -cenário; 2) - o amor enquadrado nesse cenário; 3) - invocação à Canção personificada. Entre as formas clássico-renascentistas, integradas na designação de "medida nova" recordemos as seguintes: elegia, écloga, epístola, epigrama, ode, sextilha, epitalâmio, ditirambo.
Dr. Reis Brasil,
In HISTÓRIA DA LITERATURA PORTUGUESA