ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008
É ESCASSO TUDO O QUE SE POSSA DIZER DE BOCAGE !

FRASEOLOGIA BOCAGIANA
- Lobo Mata
“A notável versatilidade poética de Bocage é visível na temática dos seus Sonetos e não só... Quem lhe estudou ( estude ) os passos compreende melhor e entende bem a fácil e permanente adaptação ao «novo» que não deve confundir-se com fraca personalidade e muito menos falta de carácter. Bem vistas as coisas... estávamos perto ou vivendo já o 1789, a conturbada Revolução Francesa que marca o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea. Bocage teve poucos anos de vida mas parece que os viveu muito avançados no tempo”.
“Todos os poemas de Bocage entram como dardos floridos na alma humana. Muitos autores contribuíram para dissipar as lendas torpes que amesquinharam e rebaixaram, tanto o talento como a desventurada existência do excelso Vate, pois cingindo-se à verdade reabilitaram a sua memória limpando-a de repugnantes impurezas com que gerações sucessivas a conspurcaram, restituindo-lhe o brilho fulgurante do génio”.
“Bocage foi um eterno sonhador e se muitas das suas Musas foram apenas loucas fantasias é sinal de que ele não podia viver sem aquilo que de mais bonito deve existir entre o homem e a mulher: o Amor-Paixão”.
- M.ª de Lourdes Ferreira
“Bocage era dotado de grande sensibilidade. Numa fase da sua vida quando esteve no cárcere, sentia-se profundamente infeliz e desamparado, todavia era muito grato aos amigos que o visitavam e apoiavam. Tanto no amor como no sofrimento, e na sua escrita, foi um génio inesquecível”.
“Portugal bem se pode orgulhar da insigne figura que foi o nosso incomparável Poeta Bocage, pois o seu nome continuará brilhando na eterna fulgurância da sua obra poética que atingiu o apogeu cintilante das mais brilhantes estrelas do Universo”.
“Bocage, o incomparável Poeta, é uma estrela fulgurante a brilhar no Firmamento”.