ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
Sexta-feira, 28 de Dezembro de 2007
EM LOUVOR DE BOCAGE - AMÉRICA MIRANDA
EDITORIAL BOCAGEANO
Bocage originava em espíritos cultos uma extraordinária impressão.
Quando estava naqueles dias de excêntricas e exaltadas disposições de espírito que, como o sol no rigor do Inverno, aparecem quando menos se esperam, mil agudos conceitos, mil alegres e estouvados repentes, mil dardos satíricos saíam da sua boca, provocando convulsões de riso. Todavia quando começava a recitar algumas das suas composições, em que a profundidade de pensamento se aliava aos mais patéticos lances, todos em seu redor se sentiam comovidos e agitados.
Desse estranho e volúvel carácter é que se pode dizer que existe o verdadeiro condão mágico que ora nos anima, ora nos petrifica.
Bocage usando a sua maior arma – a ironia – estava muito acima da mesquinhez humana.
O divino poeta tem composições que nos transportam da paisagem para o coração, envolvendo as nossas almas em fascinante languidez como os últimos raios do sol poente.
In O ARAUTO DE BOCAGE, N.º 119/120, 2007