ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
Sábado, 24 de Novembro de 2007
DIZEM DE BOCAGE OS ENTENDIDOS
FRASEOLOGIA BOCAGEANA
- América Miranda : “O poeta Bocage, génio incompreensível, repentista sem rival, rei inconfundível do Soneto, Vate cuja obra facilmente se poderia ter guindado às alturas da epopeia, cantor malogrado, como malograda foi a única e radicada paixão, foi desventurado e veio ao mundo predestinado para sofrer. Essa predestinação explica muitas das incongruências da sua vida, sendo muitas vezes julgado severa e injustamente. Oxalá aqueles que o amam verdadeiramente possam contribuir para uma tardia reparação”.
- M.ª de Lourdes Agapito : “Bocage nunca sairá da História Poética da Pátria, porque exteriorizou o seu temperamento sincero e humano com vigor, sensualismo e talento.
Bocage trouxe para o mundo sem fronteiras a sua poesia, o seu nome e engrandeceu o nome de Portugal.
O valor poético e lírico de Bocage bem merece ser relembrado e homenageado com brilho, respeito e dignidade.
Foi o que aconteceu no dia 15 de Setembro (dia do seu nascimento) no Auditório Carlos Paredes, na Junta de Freguesia de Benfica, pela Tertúlia Poética Ao Encontro de Bocage, orientada pela poetisa América Miranda.
Bocage é o expoente máximo perfeito da gesta lusitana, facto do nosso orgulho!”
- Graciett Vaz : “Bocage, apesar de ter sido um grande Poeta, nunca pisou quem quer que fosse para se elevar. Não necessitava, era genial por excelência”.
- Celeste Reis : “Bocage brilhou sempre como uma estrela no meio de um céu trovejante”.
- Amélia Marques : “Todas as lindas homenagens que são prestadas ao grande Poeta Bocage serão sempre merecidas e dignas de apreço. Em espírito ele estará sempre presente nos corações daqueles que o amam”.
**