ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
Domingo, 6 de Maio de 2007
EM LOUVOR DE BOCAGE - AMÉRICA MIRANDA
EDITORIAL BOCAGEANO
Uma das mais determinantes fundamentais da poesia de Bocage, é o seu desejo de liberdade sob os seus mais variados aspectos.
Não admira que assim seja, pois a ânsia de liberdade é sequela natural da ânsia de amor, assim como anda sempre ligada com a plena sinceridade de estados d’ alma, condição para que uma obra mereça o título de obra de arte e de beleza, exaurida do mais fundo de todo o ser do artista genial. Composições como as suas, honram uma literatura.
Não quero deixar de frisar que o nosso excelso Vate nunca deixou de viver duma indestrutível confiança em Deus, posso mesmo dizer que foi graças a ela, que evitou a crise de suicídio que esvoaçou à sua volta. O clarão da fé esteve, talvez por momentos, coberto de nuvens, mas nunca deixou descer até ao âmago da consciência do poeta. Não podemos tomar este tema como alicerce ou como motivo da sua evolução poética, mas existem composições em número suficiente que comprovam tudo aquilo a que me referi.
Existem sonetos do nosso patrono que são hinos de glorificação a Deus, hinos de uma alma sincera que vai até junto de Deus, porque veio de Deus e voltará para Deus, visto não ter outra finalidade sobre a Terra.
In O ARAUTO DE BOCAGE, n.º 111/112, Março/Abril de 2007