ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
Terça-feira, 24 de Outubro de 2006
EM LOUVOR DE BOCAGE ! AMÉRICA MIRANDA
Olavo Bilac disse: - É perfeitamente justo considerar Bocage “o máximo cinzelador da métrica”. O que acho também muito justo é reconhecer que tal se deve à herança que ele recebeu e a que foi fiel, dum classicismo tocado de certo grau de barroquismo que, por felicidade, apenas raramente assoma na sua obra, mas, quando surge, dá-lhe uma graça de irresistível sedução. De qualquer modo, parece a melhor definição que da sua arte de poeta podemos dar, é a que a mostra como espontânea resultante dum ser essencialmente harmonioso , dir-se-ia que por graça de Deus, se comunicando em canto e do seu esforço na utilização da lição clássica.
Da sua arte principalmente fruiam razão e inteligência, sensibilidade e imaginação. Da colaboração de todas estas faculdades provinha também uma força interior, um dom extraordinário que o acompanhou quer nas vicissitudes da vida, quer nos raros momentos de felicidade.
A 15 de Setembro passam duzentos e quarenta e um anos da sua data de nascimento e ainda é amado e respeitado por aqueles que amam a poesia na sua verdadeira essência. Bocage, nunca serás esquecido !