ESPAÇO COLECTIVO ARTISTICO E CULTURAL - COORDENADO PELA POETISA AMÉRICA MIRANDA - E ONDE SE INSEREM AS CONTRIBUIÇÕES DE TODOS OS TERTULIANOS, TANTO EM VERSO COMO EM PROSA, COM O OBJECTIVO DE DIVULGAÇÃO E HOMENAGEM AO GRANDE POETA ELMANO SADINO !
Sábado, 23 de Setembro de 2006
A "RENTRÉE" TERTULIANA
TERTÚLIA DOS TALENTOS
Crónica de
Assis Machado
Salve, Elmano Sadino – egrégio poeta lusitano – por mais esta Tertúlia ao Teu Encontro! Dia 16 de Setembro, do Ano da graça de 2006, às 17 horas, no Auditório de Benfica.
Podemos dizer com propriedade que, sem menosprezar todas as anteriores Tertúlias, esta terá sido – na opinião de testemunhas fidedignas – uma das melhores senão a melhor das Tertúlias a ti dedicada. Salve, ó Bocage!
Eram já quase dezassete horas e quinze minutos. Com o interior do Auditório Carlos Paredes, bem repleto de público entusiasmado, a digníssima apresentadora e poetisa América Miranda deu início ao espectáculo. Estavam presentes algumas figuras gradas da freguesia de Benfica, nomeadamente o senhor Presidente da Junta, a directora do pelouro da Cultura, o animador cultural da Junta, o actor João de Carvalho, algumas outras individualidades e muitos artistas que deram, todos eles, o seu melhor para o brilho da Sessão.
Assim evoluíram no palco, todos eles chamados e apresentados por América Miranda, coadjuvada e apoiada pelo actor e primo João de Carvalho.
Abriu a sessão a cantora Vânia Serrano que, não obstante a sua juventude, se exibiu em karaoque com elevada qualidade, que o público bem sublinhou.
Disseram poesia, a seguir, Celeste Reis, Frassino Machado e Amélia Marques que, com talento, dignificaram e louvaram o poeta Sadino.
Foi chamado, de seguida, o actor Fernando Marinho que apresentou a contento uma pequena récita que o público aplaudiu gostosamente.
Seguidamente tiveram lugar uns momentos de fado nos quais, com acompanhamento de um guitarrista e de um viola de baixo, se exibiram os fadistas Mário Rodrigues, Flora Silva e Esmeraldo Sampaio. O público gostou da sua alta competência e aplaudiu com esmero.
Dentro desta dinâmica entraram seguidamente os poetas Lobo Mata e América Miranda os quais, não deixando seus méritos por mãos alheias, tiveram excelente actuação tendo sido muito aplaudidos.
Chegou mais um momento musical da responsabilidade do professor Ângelo Rodrigues que, à viola, acompanhou com mestria a também jovem cantora Carla que interpretou duas cantigas românticas de excelente qualidade que foram muito apreciadas.
Seguiu-se mais um momento de ambiente poético pelas actuações dos tertulianos Graciett Vaz, Lourdes Agapito , Perpétua Matias e Domingos Vaz. Todos eles conseguiram dignificar com empenho o Vate Sadino. O público apreciou o seu desempenho.
Foi então chamado ao palco o cantor Francisco de Assis que, acompanhando-se à viola portuguesa, interpretou a contento duas canções de sua autoria que o público apreciou e aplaudiu.
Também, em seguida, subiram ao palco as poetisas Eugénia Chaveiro e Helena Bandeira e o poeta Fernando Marinho que, com todo o entusiasmo, exaltaram as virtualidades da arte poética, tendo sido bastante aplaudidos.
Para finalizar subiram ao palco a cantora Anabela Faria e o animador Mário Valejo que, com muita mestria, representou perante o público a figura poética e humana de Bocage, tendo o público delirado com esta surpresa.
Encerrou a Sessão América Miranda que enalteceu e agradeceu as actuações de todos, destacando com agrado todo o talento exibido. Da mesma forma agradeceu ao público o seu empenho, atenção e participação, deixando um voto a todos de que continuem a aparecer nestas Tertúlias para enriquecimento de todos.
Assis Machado
Caro Assis Machado:
Foi o senhor que fez o convite ao Elmano Sadino? Ele, lá no céu, fez uma petição a Deus...
Não perca o meu blogue: www.rouxinoldebernardim.blogspot.pt
Comentar post